quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Os gargalos do Badenfurt

Reportagem de capa do Jornal de Santa Catarina de 11/09/2013 destaca os problemas que vão ser gerados no trânsito depois da prevista abertura da ponte do Badenfurt em março de 2014.
Texto também publicado no blog Fiscal do Badenfurt, reportagem de Sarita Gianesini e fotos de Patrick Rodrigues.


Em cada ponta do Complexo Viário do Badenfurt, um gargalo. A obra, que prevê acesso entre a Rua Bahia e a BR-470, está 76% concluída e, assim que for inaugurada – o prazo é março de 2014 –, enfrentará um descompasso devido à estrutura das vias que receberão os 19 mil veículos a usar diariamente a nova travessia sobre o Rio Itajaí-Açu.
Na extremidade Sul, acesso para Blumenau, o tráfego escoará pela Rua Henrique Weise até o ponto de retorno das ruas Bahia e General Osório. A pavimentação da Rua Henrique Weise deve começar em dezembro, logo após o término das obras de contenção e terraplanagem em andamento.
– Os dois maiores impactos da Ponte do Badenfurt vão se dar nas ruas Bahia e General Osório – admite o secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd.

Para os próximos seis meses, a Secretaria de Planejamento garante melhorias pontuais. Na Rua Bahia, devem ser implantadas faixas de conversão, canteiros dividindo os sentidos e mecanismos para redução de velocidade, ainda a serem definidos. Para a Rua General Osório, a mudança será no cruzamento com a Frei Estanislau Schaette, com redução do tempo de um semáforo para minimizar filas.

Sem rótula e viaduto, BR-470 também virará gargalo
No lado Norte, a ponte encontrará o Km 60 da BR-470, por onde passam, em média, 35,5 mil veículos por dia. Ali, a solução para a fluidez está definida: uma rótula sobre um viaduto. Apesar das obras de duplicação no Lote 3 da rodovia terem iniciado há 12 dias, ainda não há data para construção do viaduto. O andamento também depende das desapropriações. Ao todo, o Lote 3 tem quatro anos para ser concluído.
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Obras estão 76% prontas. Foto Patrick Rodrigues
Soluções estão previstas apenas a longo prazo
Para a especialista em Planejamento Urbano e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Furb, Carla Cíntia Back, os gargalos na área urbana são uma consequência inevitável da construção do Complexo Viário do Badenfurt. No entanto, não se pode evitar a obra:
– É como reformar uma casa e continuar morando dentro dela. O que não se pode é deixar de fazer a ponte e de buscar recursos para a solução destes gargalos.
Entre as soluções apontadas pela especialista estão a possibilidade de transformar a General Osório em sentido único e criar uma via paralela para o tráfego do fluxo contrário. O secretário de Planejamento Alexandre Gevaerd afirma que há planos para a Via Projetada 83, paralela à Rua General Osório e que encontraria o prolongamento da Rua Humberto de Campos.
No entanto, não há planos para tirar a intenção do papel. A Secretaria de Planejamento cogita incluir a nova rua no financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estima-se que só o projeto para a nova via leve 18 meses, o que arrastaria a execução da obra para o próximo governo.
A Rua Bahia precisa de uma remodelação completa, segundo o diretor de Planejamento Viário, Dirk Reiter. A reforma, aproveitando a largura que a via já tem, está incluída em projetos para verbas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
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HISTÓRICO
- As obras do Complexo Viário do Badenfurt começaram em 28 de janeiro de 2011, com custo previsto de R$ 31.042.374,78.
- O cronograma inicial foi esticado em 467 dias, com previsão de conclusão para março de 2014. O valor da obra subiu para R$ 39.075.384,61. Atualmente, os operários trabalham na construção de muros, acabamentos nas pontes (muretas e guarda-corpos) e instalação de rede elétrica.
- Entre os principais motivos para a prorrogação e aumento de custo, estão os estragos causados pela cheia de 2011, o acréscimo de etapas e a redução do ritmo de trabalho durante cerca de quatro meses pela falta de verbas.
- O problema financeiro foi resolvido em abril de 2013, quando a Baumgarten Embalagens e a Hemmer Alimentos – empresas próximas à ponte – assinaram um termo de outorga onerosa com o Estado. A partir de então, as duas empresas repassam diretamente para a prefeitura os valores de ICMS que arrecadam.
- Dos R$ 39 milhões que custará o Complexo Viário do Badenfurt, já foram repassados R$ 29 milhões para o consórcio das construtora Stein, de Blumenau, e a Pacopedra, de Gaspar. Os pagamentos são feitos de acordo com medições realizadas pela prefeitura, que ocorrem a cada 30 dias.

Fonte: Secretaria de Obras e Eduardo Schlindwein, engenheiro da Construtora Stein

Lamentável que a rua General Osório não receba melhorias para comportar o fluxo adicional de tráfego que será gerado. Somente mudar o tempo da sinaleira com a rua Stanislau Schaette não resolverá muita coisa. Eu faria um esquema parecido com a saída da Ponte do Salto, utilizando as rótulas em frente ao supermercado Cooper e na entrada da rua dos Caçadores para retorno, tirando as conversões diretas da rua General Osório para a Stanislau Schaette e Stanislau Schaette para General Osório sentido rua dos Caçadores.

Um comentário:

Osni Lepper Filho disse...

Lamentável esse atraso e o descaso da prefeitura com o entorno. Todo projeto viário tem que pensar nos impactos do trânsito na região toda.